Bom dia Pessoal!
Depois de uns tempos afastado por motivo de trabalho e depois de uns dias devéras cansativos em Barcelona, onde me encontrei com a nossa Ministra da Cultura (Papos já deviam estar aqui as fotos!), cá estou eu de volta para mais uma sessão... Acho que nos podiamos juntar para jantar na 6ª feira... Que acham?
Mas antes de voltar para labuta intensa, deixo-vos um artigo que li hoje de manhã da autoria do Alvim... Espero que gostem!
"Isto é uma vergonha!
Chego à conclusão de que o grande problema de Portugal é a vergonha. Por tudo e por nada diz-se "Isto é uma vergonha" e vai-se a ver, analisando bem, não é assim tanto. Os portugueses têm vergonha de tudo, a começar: de si próprios. Chegado o Verão, há muitos que não conseguem ir à praia porque pura e simplesmente não se acham apresentáveis. Tenho barriga, celulite, o diabo a quatro! Não vão a casamentos porque o cabelo não está bem, o fato não pode ser aquele, o vestido não serve. Evitam-se festas porque não conheço ninguém, negam-se convites porque nunca fiz e vai ser uma vergonha. E assim, sem que percebamos há um sem-número de coisas que deixamos de fazer apenas e só, porque julgamos que vai estar toda a gente a olhar para nós, quando na maioria dos casos não vai - Não vai, não vai! - e a pouca que talvez o faça está possivelmente bem pior do que nós.
É o bocado de vergonha que ninguém ousa tirar da travessa no fim da refeição: ali está ele, o último bocadinho, todos a verem, a carne estava óptima? Sim, sim, estava realmente boa! Então e ninguém quer este último bocadinho de carne? E olhando uns para os outros vamos dizendo "não, eu não quero mais! Eu por mim, estou muito bem assim obrigadíssimo" quando na verdade, é a vergonha que não nos deixa tirar aquele bocadinho dali, quando na verdade, e todos o sabemos, era mesmo aquele bocadinho que nos estava a apetecer. De resto, a mesma vergonha que nos impede de levar a comida que sobrou no restaurante porque "com franqueza, o que irão pensar as pessoas?!", sendo por isso preferível comer como um alarve e traga-me mais vinho se faz favor. Aliás, já repararam que quando há pouca comida sobra sempre muita e quando se verifica o contrário isso não acontece? Pois é. A vergonha é a timidez dos ricos.
E que dizer da vergonha alheia? Haverá produto televisivo igual ao telejornal onde possamos dizer muitas vezes: "Isto é uma vergonha!" Pois com certeza que não. O jogador Simão Sabrosa foi operado de urgência e o treinador Fernando Santos diz que não sai no final da época. Vergonha! Vergonha! Instituições financeiras cobram aos clientes mais do que 0,5% nas amortizações. - É uma vergonha! Mulher abandona a filha horas depois do parto no hospital! - Vergonha pois, só neste país! Céline Dion prepara-se para lançar novo disco! Credo. Que vergonha! Este artigo vai acabar por aqui e digam lá: é ou não uma vergonha?!"
Concordo principamente com a parte da Céline Dion...
Beijos e abraços,
Nelo aka Bordas aka O Seccionista
3 comentários:
Medo e alguma 'vergonha' de alguém que lê e cita o fernando alvim.
medo, muito meeeedoooooooo…
Era para julgares o artigo, não o (pastor sem dúvida!) que o escreveu!
Vens jantar ou não?
parece-me um bom plano, ainda por cima ali, ao cotê de la maison. amanhã je comunique, ça va mon petit?
Enviar um comentário